Introdução
Como vai Galera, tudo indo nos conformes ? Hoje o assunto é um assunto bem recorrente no nosso dia a dia, onde desenvolvedores mais novos acabam tendo dúvidas em como usar as variáveis let, const e var no javascript, o objetivo deste post é ajudar esses desenvolvedores a ver qual a diferença entre essas variáveis e como usar cada uma, e quando usar e de que forma. Vamos também aprender qual a melhor forma de aplicar essas variáveis sem que haja dúvidas se é correto ou não utilizar.
O que é Let?
Esse escopo de variável permite que o desenvolvedor consiga definir uma váriável limitada pelo escopo {}
de bloco aonde foi declarada, o que isso significa ?. Que a variável let só será visivel dentro do bloco a onde esse tipo de variável é definida, vamos ver como isso funciona na prática.
No exemplo apresentado, foi criado uma variável com escopo global usando o var, chamamos essa variável de nome e atribuimos um valor a ela, logo depois criamos uma função chamada teste, no qual dentro dela criamos uma outra variável chamada nome mas dessa vez usando o escopo let e logo abaixo imprimimos seu valor com um console.log(nome)
, após disso, chamamos a função e logo após a chamada da função, imprimimos seu valor novamente. O resultado apresentado foi completamente diferente, na função foi apresentado Estou alterando o valor da variável
e fora da função foi exibido Isso é um teste
como isso pode ocorrer ?
Isso ocorre porque a variável declarada com let é visivel apenas ao escopo no qual ela foi declarada, neste caso dentro da função, desta forma ela se torna uma variável independente, no qual não tem relação alguma com a variável global declarada antes da função, mesmo a variável possuindo o mesmo nome.
Vamos agora fazer outro exemplo, mas usando uma abordagem bem diferente, agora vamos definir a variável em um bloco.
No exemplo acima, criamos uma variável usando o var e logo abaixo criamos um bloco e dentro dele declaramos a mesma variável usando também o var e imprimos ambos os valores, um dentro do bloco e um após o bloco na parte de fora, e notamos que o resultado dos dois valores foram o mesmo, isso porque as duas variáveis foram criadas com escopo global usando o var. E se usassemos o let ?
Com o let os resultados foram completamente diferentes, isso porque com let a variável fica limitada apenas ao escopo no qual ela está definida, ou seja, se limita apenas ao bloco, não tendo conexão com a variável com escopo global definida antes do bloco.
O que é const?
Com const a variável se torna quase como uma constante, mas quase mesmo, pois se definirmos um valor a ela, não é possível atribuir um novo valor a ela, geralmente se utiliza esse tipo variável para em escopos globais e no qual o valor não será modificado. Vamos as exemplos.
Caso eu declarar uma variável com const e logo após tentar modificar o seu valor, o erro Assignment to constant variable
pois variáveis constante não podem ter seu valor modificado, desta forma não podemos modificar um valor a uma variável const.
hahaha Mas você falou “Quase como uma constante” Por que?
Nesse caso uma variável declarada com const ela se torna quase uma constante porque com objetos, é possível modificar seu valor logo após ser declarada, vamos ver como isso funciona.
Oooo, mudou!, que treta foi essa? Nesse caso como o valor da variável const é um objeto, seus atributos são modificavéis por conta disso podemos modificar livremente seu valor, por conta disso variáveis declaradas com const são quase constantes.
So uma observação, as variáveis const também possuem a mesma regra de escopo que as veriáveis criadas com let ou seja, limitada ao escopo no qual ela foi criada.
Conclusão
Esses tipos de declaração de variáveis definidas na especificação do ES6 vem para facilitar o desenvolvimento de aplicações com javascript, lembrando que let e const já foram incluidos desde o ES2015 e grande parte dos navegadores hoje já suportam esse tipo de declaração, hoje a especificação do ES6 recomenda fortemente o uso do let e do const no lugar do var, dessa forma evitando bugs por conta da declaração de variáveis.
Bom galera, por hoje é só, essa é só a primeira parte de uma série de posts sobre algumas das novidades do ES6, até breve.